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Sistema multilateral de negociação vantagens e desvantagens


ORGANIZAÇÃO DO COMÉRCIO MUNDIAL Nota: Esta página web é preparada pela Secretaria sob sua própria responsabilidade e destina-se apenas a fornecer uma explicação geral sobre o assunto que aborda. Não pretende de modo algum fornecer orientação jurídica em relação a, ou uma interpretação legal autorizada, das disposições de qualquer acordo da OMC. Além disso, nada nesta nota afeta, nem se destina a afetar, direitos e obrigações dos membros da OMC de qualquer maneira. Veja Lamy: Doha poderia entregar duas vitórias para o meio ambiente e o comércio. DG Pascal Lamy no Diálogo dos Ministros do Comércio Informal sobre Mudanças Climáticas em Bali, de 8 a 9 de dezembro de 2007 A mudança climática é o maior desafio de desenvolvimento sustentável que a comunidade internacional teve que enfrentar até à data. As medidas para enfrentar as mudanças climáticas precisam ser totalmente compatíveis com as ambições mais amplas da comunidade internacional para o crescimento econômico e o avanço humano. É um desafio que transcende as fronteiras e requer soluções não só a nível nacional, mas também a nível internacional. A OMC é uma parte da arquitetura da cooperação multilateral. Ele fornece um quadro de disciplinas para facilitar o comércio global e serve como um fórum para negociar uma maior abertura comercial. O comércio mais livre não é um fim em si, está vinculado a valores humanos de importância crucial e objetivos de bem-estar capturados na Carta Constitutiva da OMC, o Acordo de Marraquexe. Entre esses objetivos estão o aumento dos padrões de vida, o uso ideal dos recursos mundiais, de acordo com o objetivo do desenvolvimento sustentável, e proteção e preservação do meio ambiente. A questão das mudanças climáticas, por si só, não faz parte do programa de trabalho em curso da OMC e não há regras da OMC específicas para as mudanças climáticas. No entanto, a OMC é relevante porque as medidas e as políticas de mudança climática se cruzam com o comércio internacional de várias maneiras diferentes. Em primeiro lugar, a abertura comercial pode ajudar os esforços para mitigar e adaptar-se às mudanças climáticas, por exemplo, promovendo uma alocação eficiente dos recursos mundiais (incluindo os recursos naturais), aumentando os padrões de vida (e, portanto, a demanda por uma melhor qualidade ambiental) e melhorando o acesso a Bens e serviços ambientais. Em segundo lugar, a OMC é relevante porque as medidas nacionais para mitigar e adaptar-se às mudanças climáticas podem ter um impacto no comércio internacional (como podem modificar condições de concorrência) e podem estar sujeitas às regras da OMC. A caixa de ferramentas da OMC pode ser relevante, portanto, para o exame das medidas de mudança climática. Além disso, as regras da OMC, como um todo, oferecem uma estrutura para garantir a previsibilidade, a transparência ea implementação justa de tais medidas. ORGANIZAÇÃO DO COMÉRCIO DO MUNDO A OMC EM BREVE: PARTE 1 O sistema de comércio multilateral, presente e futuro A Organização Mundial do Comércio surgiu Em 1995. Uma das mais jovens das organizações internacionais, a OMC é o sucessor do Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio (GATT), criado na sequência da Segunda Guerra Mundial. Assim, enquanto a OMC ainda é jovem, o sistema de comércio multilateral originalmente criado no âmbito do GATT tem mais de 50 anos. Nos últimos 50 anos, houve um crescimento excepcional no comércio mundial. As exportações de mercadorias cresceram em média 6 vezes por ano. O comércio total em 2000 foi 22 vezes o nível de 1950. O GATT e a OMC ajudaram a criar um sistema comercial forte e próspero que contribuísse para um crescimento sem precedentes. O sistema foi desenvolvido através de uma série de negociações comerciais, ou rodadas, realizadas no âmbito do GATT. As primeiras rodadas trataram principalmente de reduções tarifárias, mas as negociações posteriores incluíram outras áreas, como medidas antidumping e não tarifárias. A última rodada da Rodada Uruguai 1986-94 levou à criação da OMC. As negociações não acabaram por lá. Alguns continuaram após o fim da Rodada Uruguai. Em fevereiro de 1997, foi alcançado um acordo sobre os serviços de telecomunicações, com 69 governos concordando com medidas de liberalização abrangentes que ultrapassaram as acordadas na Rodada Uruguai. No mesmo ano, 40 governos concluíram com êxito as negociações para o comércio livre de tarifas em produtos de tecnologia da informação e 70 membros concluíram um contrato de serviços financeiros que abrange mais de 95 do comércio de informações bancárias, de seguros, de valores mobiliários e financeiras. Em 2000, iniciaram novas palestras sobre agricultura e serviços. Estes foram agora incorporados a uma agenda mais ampla lançada na quarta Conferência Ministerial da OMC em Doha, no Catar, em novembro de 2001. O programa de trabalho, a Agenda de Doha para o Desenvolvimento (DDA). Acrescenta negociações e outros trabalhos sobre tarifas não agrícolas, comércio e meio ambiente, regras da OMC, tais como anti-dumping e subsídios, investimentos, política de concorrência, facilitação do comércio, transparência nas compras públicas, propriedade intelectual e uma série de questões levantadas pelos países em desenvolvimento Como dificuldades que enfrentam na implementação dos presentes acordos da OMC. O prazo para as negociações é 1 de janeiro de 2005.

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